sábado, 12 de outubro de 2019

Flúor

O Flúor é o nono elemento da tabela periódica - para o qual Z = 9 - e inicia a família VIIA - a família dos halogênios.
O próprio nome da família à qual pertence o Flúor adianta a forma por que o elemento ocorre na natureza:em grego, o termo "halogênio" quer dizer "formador de sais": a ocorrência natural de Flúor se dá principalmente via compostos como CaF2 e NaF.

Quando em forma de substância simples, o Flúor se apresenta como F2 - gás flúor ou, formalmente, diflúor -, um gás amarelo pálido-pálido de odor acre muito tóxico ao organismo humano
Em decorrência do fato de o Flúor ser o elemento mais eletronegativo da Tabela Periódica, F2 é uma substância muito oxidante e de elevado poder de corrosão.

Se os halogênios são famosos como "formadores de sais", o Flúor se destaca entre eles justamente pela sua alta reatividade.
O segundo episódio do seriado "Breaking Bad" explora a reatividade do ácido fluorídrico, HF, que é impulsionada pela alta eletronegatividade do Flúor. Quando o ácido fluorídrico age sobre o vidro, por exemplo, a seguinte reação química ocorre:

SiO2(s) + 4HF(aq) ----> SiF4(s) + 2H2O(l)

A ocorrência dessa reação, por exemplo, é muito favorecida pela elevada energia da ligação Silício - Flúor (o que significa que, na formação de ligações Si-F, ocorre liberação de um montante energético significativo para a vizinhança, o que favorece a ocorrência do fenômeno).

A análise do F2 limita-se bastante a fins de estudo teórico, pois a relevância dessa substância para a indústria química é limitada. Afinal, é difícil produzi-la - isso é feito mediante um meticuloso processo de eletrólise do HF, que, por sua vez, é obtido a partir da reação de algum fluoreto, como CaF2, com H2SO4 - e é ainda mais difícil armazená-la sem que ocorra uma reação indesejada com o ambiente: por esse motivo, assim que é produzido, o diflúor é convertido a ClF3, mais facilmente transportável.

3F2 + Cl2 ----> 2ClF3

Não obstante, é válido ressaltar que o F2 é a substância mais reativa da série de substâncias da forma X2, em que X representa um halogênio. Esse fato se deve à intensa repulsão entre os 3 (três) volumosos pares eletrônicos de cada átomo de Flúor, que se torna ainda mais significativa em virtude da pequena distância interatômica entre os átomos de Flúor, cujos raios são muito pequenos.

Por isso é tão fácil quebrar a ligação F-F, de modo que F2 é o mais reativo dos di-halogênios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário